domingo, 16 de fevereiro de 2014

Empatia por um dia

Empatia é a capacidade de compreender os sentimentos alheios, imaginando-se nas mesmas circunstâncias. É o popular "colocar-se no lugar do outro".
Acredito que entender o conceito seja algo muito simples. 

Encontrei essa imagem e instantaneamente selecionei-a, pensando ser importante o suficiente para as reflexões que venho fazendo nesses últimos meses.

Quantas vezes somos abordados durante a semana (ou até mesmo no dia) por outras pessoas? Quem nunca se viu numa sinaleira sendo invadido por panfletos de imóveis na planta, restaurantes, folhetos de supermercados e achou inconveniente ter que abrir a janela para receber um bolo de papéis, atire a primeira pedra. Ou mesmo na rua, nos deparamos com aqueles braços estendidos e muitas vezes nos desviamos, deixando aquela mão suspensa, portadora de inadequadas quantidades de "lixo" ali, na espera.

Às vezes nos sentimos tão interrompidos em nossos devaneios em situações semelhantes e tão incomodados que não percebemos que as pessoas que estão ali nos "atormentando" estão apenas desempenhando uma função, trabalhando. Como é difícil sairmos da nossa posição de "incomodados" para a posição de "incomodadores".

Vejo situações de pessoas que têm a maior dificuldade de colocar-se na pele do outro, chegando algumas vezes ao extremo da grosseria. 
Não estou dizendo que devemos deixar de achar que certas coisas são incovenientes. Não vou dizer que adoro lotar a lixeira do meu carro com panfletos que eu não vou usar para nada.
Estou convidando o leitor a pensar sobre isso, sobre como reagimos com as pessoas que estão ali, desempenhando um trabalho.
 Não é fácil ficar sob o sol, interpelando pessoas e oferecendo serviços que talvez não estejam nas necessidades delas.

O que estou sugerindo é, de vez em quando pelo menos, coloquemo-nos na pele do outro. Não nos esqueçamos que cada um é parte da engrenagem social, desempenhando seu papel e esperando não só por reconhecimento, mas por respeito.