sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Duras verdades ou belas mentiras?!

Muitos de meus diálogos com amigos acabam por transformar-se em grandes reflexões e, por vezes, acabam aqui no blog. Fui questionada sobre o seguinte tema: Ser sincero e dizer a verdade é sempre uma coisa boa?

Minha primeira e instintiva resposta seria sim. Dizer a verdade e ser sincero sobre nossas intenções e sentimentos é sempre bom e necessário. Diria até que é algo essencial para a vida em sociedade e manutenção dos relacionamentos.

Mas, como tudo na vida tem dois lados, percebi que certas verdades, quando ditas sem o devido preparo, também nos ferem, também nos trazem sofrimento.
Me pergunto em primeiro lugar: estamos prontos para ouvir as verdades por mais duras que elas possam parecer?

Nós, seres humanos, temos uma grande dificuldade em ouvir críticas e verdades e aceitá-las como algo construtivo.
Uma dura verdade é ainda melhor que uma bela mentira.
Uma dura verdade nos permite crescimento. Permite também que trabalhemos com a realidade, conhecendo o terreno onde estamos construindo nossa história e tendo em vista as ferramentas que temos disponíveis na nossa caminhada.

A mentira, por melhor que seja a intenção, nos tira a oportunidade de rever nossas opções e trabalhar com o real, com as possibilidades que temos.

Mas é preciso muito trabalho para aprender a aceitar as verdades. Nem sempre elas são belas ao primeiro olhar e, às vezes podem ferir nossos sentimentos e nosso ego (que acho que é onde mais dói). Mas para aceitarmos as verdades, precisamos aprender a dizer verdades e lapidar nossa sinceridade.

Então, em suma, acho que a sinceridade - quando usada com o devido bom senso - é sempre mais positiva.

Mas é algo que depende também de nossa atitude sincera, de nossa disposição em falar e aceitar essas verdades que se apresentam.