terça-feira, 10 de agosto de 2010

Trabalhar em equipe dá trabalho

Na teoria, o trabalho em equipe é maravilhoso, cheio de benefícios e é uma das formas mais eficazes de uma empresa de qualquer ramo prosperar. Os empresários estão em busca de profissionais que tenham potencial para trabalhar em equipe e que possam assumir um papel importante dentro dela e guiar os demais.

Mas, na prática, não é bem assim que funciona.

Colocar uma equipe multiprofissional em um local de trabalho e esperar que trabalhem juntos por si só é utópico.

A ordem natural das coisas é que cada pessoa dentro desta equipe vai fazer aquilo para o qual foi contratada e seguir sua própria ideologia de trabalho, modelando o ambiente de acordo com a sua forma de desenvolver suas atribuições.

Mesmo em equipes interdisciplinares - equipes onde cada um supostamente trabalha tentando interagir suas funções com as dos colegas - o trabalho em equipe, com o real sentido do conceito, não é tão simples.

Imaginem uma equipe onde diversos profissionais trabalham com formações diferentes, ideologias diferentes e ritmos diferentes. Como fazer para que essas pessoas compartilhem uma opinião e desenvolvam um trabalho homogêneo e eficaz?

Flexibilidade.

Estar disposto a ouvir a opinião do outro e aceitá-la se esta for a decisão da maioria, independente das crenças pessoais. É preciso abrir mão da individualidade pelo bem da coletividade.

Nem todos estão preparados para isso. É um exercício diário e depende muito de investimento. Não somente financeiro, mas também de tempo para que essas mudanças possam acontecer.

Deixar de lado aquela velha máxima que fazer reunião é perder tempo. E otimizar esse momento para que não se torne perda de tempo. Poder fazer valer os princípios do trabalho em conjunto.

Pequenas coisas que, se levadas a sério, facilitam sim a vida de todos os envolvidos nesse processo e, ainda, torna a vida profissional menos complicada e o ambiente de trabalho mais prazeroso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário