terça-feira, 24 de agosto de 2010

Semana Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência




Esse final de semana aconteceu uma situação que me fez refletir sobre a importância da promoção de eventos relevantes.

Estive a passeio na Usina do Gasômetro em Porto Alegre e qual foi minha surpresa ao perceber que estava acontecendo um evento. Neste evento, um palco, onde pessoas se apresentavam, música alta ecoava e diversos "estandes" improvisados estavam distribuídos na frente da usina.

A pessoa que estava comigo perguntou-me se eu sabia sobre o evento e eu realmente não tinha idéia do que se tratava.

Para minha surpresa (que trabalho numa Ong que defende os direitos das pessoas portadoras de necessidades especiais), o evento em questão se tratava da "Semana Estadual do Direitos da Pessoa com Deficiência".

Posso estar enganada, mas nenhum jornal de circulação essa semana fez menção de destaque a este acontecimento.
Digo acontecimento porque é uma forma de trazer à sociedade a realidade sobre as pessoas que possuem alguma necessidade especial (seja ela física ou mental). É um espaço para poder mostrar (como diz o lema deste ano) que "Somos iguais nas diferenças" e que apesar das dificuldades, ainda há força para lutar por melhores condições.

Fico decepcionada quando vejo que eventos não tão impactantes são amplamente divulgados em todos os meios de comunicação e que movimentos como este fiquem à sorte de quem os encontra assim como eu, por acaso.

Aqui no Rio Grande do Sul, os eventos começaram no dia 21/08/2010 e vão até o próximo domingo, dia 29/08/2010. São debates, apresentações, discussões e relato de vivências dessas pessoas que muitas vezes são esquecidas pela sociedade.
Quem tiver oportunidade, vale muito a pena conferir. Certamente poderá fazer uma boa reflexão a respeito da sua própria vida e valorizá-la ainda mais.

2 comentários:

  1. Realmente é incrível como algo tão importante não tenha sido divulgado. Infelizmente isso acontece muito.

    Belo post.

    ResponderExcluir
  2. Prezada,

    Participei da organização da semana. E a grande mídia não nos ouve, não nos dá espaço e demonstra todo preconceito com as minorias...
    Mas, seguimos em frente com nossa luta!!!
    Grande abraço,

    ResponderExcluir