segunda-feira, 2 de agosto de 2010

O mito do relacionamento perfeito



Abro a Zero Hora (Jornal de grande circulação na zona metropolitana de Porto Alegre) deste domingo e um dos cadernos traz a notícia do final do casamento de Edson Celulari e Cláudia Raia, depois de 17 anos de união.
Nesta mesma postagem, exemplos de outros casamentos perfeitos que chegaram ao fim e outros que ainda nos servem de exemplo de como o amor é maravilhoso e blá blá blá.
As pessoas se espelham em casais famosos dos quais consideram o relacionamento como algo beirando a perfeição e almejam que seus próprios relacionamentos estejam dentro dos parâmetros estabelecidos por eles.
Mas o que esses relacionamentos têm de tão maravilhoso e que nos faz desejar estar no mesmo patamar?
Os sorrisos nas fotos, a cumplicidade nos eventos cobertos pela mídia, a química que rola em lugares públicos. Isso sim, não estou discutindo essa questão. Mas o mais importante: os pontos baixos do relacionamento não vem à tona para o grande público e acho que, este cuidado, é o que os torna tão imaculados.
Cada pessoa é diferente e cada relacionamento tem seu valor.
As escolhas que fazemos de nossos parceiros(as) não é por acaso. Elas são somas de características e sensações que nos agradam o olhar, que nos aquecem o coração e de alguma forma fazem-nos revelar o melhor de nós mesmos.
Isso é garantia de felicidade?
Talvez não. Mas são ferramentas que nos permitem lapidar a relação e descobrir, além dos defeitos (que aparecem e são teimosos em retornar), as "perfeições" que cada um traz dentro de si.
Não acredito em relacionamentos perfeitos porque não acredito em pessoas perfeitas. Altos e baixos fazem parte da vida.
A convivência com nós mesmos às vezes já é uma tarefa árdua por si só.
Buscamos no outro aquilo que falta em nós mesmos, mas nem sempre esse outro nos preenche como gostaríamos. Isso é humano: estar sempre desejando, sempre em falta, sempre a procura.
Buscar aperfeiçoar a nós mesmos dentro de uma relação, já faz com que ela tenha boas condições para seguir em frente e prosperar. Buscar no outro complementos para nossos desejos nos faz amar sem esperar demais. Porque afinal são dois, e o sucesso de qualquer relacionamento depende de duas pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário